Agência France-Presse
postado em 29/04/2011 19:02
Buenos Aires - Argentina e Chile homenagearão na segunda-feira João Paulo II pela mediação que evitou uma guerra entre ambos os países sul-americanos em 1978, como parte da cerimônia de beatificação do Papa falecido em 2005, informou nesta sexta-feira a chancelaria argentina."O chanceler Héctor Timerman e seu colega do Chile, Alfredo Moreno, presidirão na segunda-feira suas respectivas delegações em um ato de homenagem e lembrança da bem-sucedida mediação de João Paulo II no conflito entre a Argentina e Chile pelo Canal de Beagle", no sul de ambos os países, ressaltou a chancelaria.
A complicada mediação do Vaticano, feita pelo cardeal Antonio Samoré, foi concluída em 1984 com a assinatura do Tratado de Paz e de Amizade entre Argentina e Chile.
Em 1978, Argentina e Chile, então governados por ditaduras, ficaram à beira de uma guerra por uma disputa territorial no Canal de Beagle, situado no extremo sul de ambos os territórios.
O ato será realizado na Casina Pio IV, sede da Pontifícia Academia de Ciências, onde foi realizada a maior parte das negociações entre os dois países.
Nesse mesmo local, a presidente argentina Cristina Kirchner e a então presidente chilena Micchelle Bachelet colocaram em novembro de 2009 uma placa comemorativa dos 25 anos da assinatura do Tratado, depois de uma audiência com o Papa Bento XVI, a primeira concedida por um sumo pontífice a dois presidentes de forma conjunta, lembrou a chancelaria argentina.
A cerimônia de beatificação de João Paulo II será realizada domingo na Praça São Pedro do Vaticano.