Agência France-Presse
postado em 30/04/2011 18:18
Bagdá - Pelo menos 13 pessoas morreram neste sábado em episódios de violência no Iraque, sendo sete em um atentado suicida praticado em Mossul (norte) e um juiz na explosão de bombas colocadas ao redor de sua casa em Taji (norte de Bagdá), indicaram autoridades.O atentado mais violento foi registrado quando um homem-bomba detonou os explosivos que transportava na passagem de uma viatura do Exército neste sábado por Mossul, e matando sete pessoas, incluindo quatro soldados.
Outras 15 pessoas, entre elas dois militares, ficaram feridas no atentado, que aconteceu perto de um mercado muito movimentado.
De manhã, em Taji (25 km ao norte de Bagdá), o juiz Tuama al-Tamimi e pelo menos um de seus filhos morreram quando rebeldes detonaram bombas em torno de sua casa, segundo fontes judiciais e policiais, que não conseguiram dar registros exatos sobre eventuais outras vítimas da família.
Também em Taji, homens armados vestidos com fardas militares iraquianas mataram em casa um funcionário do Ministério da Indústria e sua filha, segundo um membro desse ministério.
Alertados pelo barulho, vizinhos foram ao local e houve um confronto no qual um dos agressores foi morto.
Em Bagdá, o coronel do Exército Mustafa Hasan morreu dentro de seu carro em uma rua do centro da cidade, vítima de disparos de homens armados que fugiram rapidamente. O veículo que conduzia ficou sem controle após o ataque e bateu em um posto policial, ferindo sua esposa, que estava no carro com ele, e dois policiais.