Jornal Correio Braziliense

Mundo

Itália e Espanha consideram morte de Bin Laden um grande resultado

Os governos da Itália e da Espanha anunciaram nesta segunda-feira que consideram a morte de Osama Bin Laden um grande resultado na luta contra o mal e um passo decisivo no combate ao terrorismo. "Penso que é um grande resultado na luta contra o mal, na luta contra o terrorismo, um grande resultado para os Estados Unidos e para todas as democracias", declarou o primeiro-ministro italiano Silvio Berlusconi.

"Não podemos baixar a guarda", completou Berlusconi, antes de advertir contra os riscos de reação da Al-Qaeda. "Todas as democracias devem colaborar como têm feito até agora", disse Berlusconi. "Há 10 anos o mundo esperava esta notícia", declarou o chefe de Governo italiano.

"Um assassinato é sempre um assassinato (...) mas pensando no que Bin Laden fez em 2001 com esta tragédia, todos encaravam com esperança a possibilidade de sua morte", concluiu Berlusconi.

Um comunicado do governo espanhol afirma que o país "considera que a morte de Osama Bin Laden em uma operação das forças especiais e dos serviços de inteligência dos Estados Unidos representa um passo decisivo na luta contra o terrorismo internacional".

O Executivo espanhol felicitou o presidente americano, Barack Obama, seu governo e suas Forças Armadas. "O governo reitera o compromisso de colaboração com os Estados Unidos e outros países unidos na luta contra o terrorismo", completa o texto.