Mundo

EUA fecham ao público embaixada e consulados no Paquistão

postado em 03/05/2011 09:51
A embaixada e os consulados dos Estados Unidos no Paquistão foram fechados ao público "até nova ordem", informou nesta terça-feira um diplomata em Islamabad, um dia após a morte do líder terrorista Osama Bin Laden por um comando americano.

A decisão envolve a embaixada dos Estados Unidos em Islamabad e os consulados americanos em Peshawar, Lahore e Karachi, que ficarão fechados ao público até nova ordem", incluindo para a emissão de vistos, revelou a sede diplomática.

"Permanecerão abertos apenas para assuntos e serviços urgentes, envolvendo os cidadãos americanos", destaca a nota.

"Tomamos esta medida para preservar a segurança do público. Avisaremos ao púbico quando chegar o momento (de reabrir) e a situação será reexaminada regularmente", disse à AFP Alberto Rodríguez, porta-voz da embaixada em Islamabad.

O presidente do Paquistão, Asif Ali Zardari, negou nesta terça-feira (3/5) que as autoridades soubessem que o líder e fundador da Al Qaeda, Osama Bin Laden, estivesse vivendo no país. Segundo ele, o Paquistão ;nunca foi nem nunca será o foco de fanatismo que é muitas vezes descrito pela mídia". De acordo com Zardari, o Paquistão é ;talvez a maior vítima mundial do terrorismo;.

Ele também negou que a morte de Bin Laden, em uma mansão próxima a uma academia militar paquistanesa, seja um sinal da incapacidade do país de combater o terrorismo.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação