postado em 03/05/2011 13:32
O Paquistão expressou nesta terça-feira sua preocupação com a operação americana perto de Islamabad que terminou com a morte de Osama Bin Laden, estimando que este tipo de "ação unilateral não autorizada" não deve se repetir.O ministério das Relações Exteriores negou que as autoridades civis e militares do Paquistão tenham sido informadas de antemão sobre a ação, e descartou categoricamente que os helicópteros americanos tenham tido permissão de decolar de bases paquistanesas.
"O Paquistão manifesta sua viva preocupação e reservas sobre a forma como o governo americano executou esta operação sem informações ou autorização prévias do governo paquistanês", indica um comunicado do ministério.
Este tipo de "ação unilateral não autorizada" não deve se transformar em norma, e não deve constituir "um precedente para qualquer Estado, incluindo os Estados Unidos", destaca a nota.
"Estas ações prejudicam a cooperação e às vezes também representam uma ameaça para a paz e a segurança internacionais", conclui o ministério.