Agência France-Presse
postado em 03/05/2011 15:27
Washington - A foto do corpo de Osama bin Laden é "horrível", afirmou nesta terça-feira o porta-voz da Casa Branca, Jay Carney, ressaltando que o governo americano ainda não decidiu se divulgará uma imagem do corpo do líder da rede Al-Qaeda morto no domingo. Ele se recusou a dizer se viu a imagem."Serei franco, a divulgação de fotos de Osama bin Laden após ter sido abatido é sensível, e avaliamos a necessidade de fazê-lo", declarou Carney durante uma entrevista coletiva à imprensa.
"Estamos analisando a situação. Vamos abordar isso de forma metódica e tentamos tomar a melhor decisão." A questão é saber, segundo Carney, se uma eventual divulgação "serve ou não aos nossos interesses, não apenas aqui, mas no mundo inteiro".
[SAIBAMAIS]Os representantes parlamentares desejam demonstrar à opinião pública mundial que a perseguição do homem mais procurado do mundo terminou, pois os partidários de teorias conspiratórias indicam, principalmente na internet, que a morte de Bin Laden é uma farsa dos Estados Unidos.
A Casa Branca avalia as consequências do impacto que pode ser provocado por essas imagens, como manifestações ou até atos violentos no mundo árabe. Bin Laden foi morto com um tiro na cabeça, de acordo com outro alto funcionário americano.
"Faremos todo o possível para que ninguém possa tentar negar o fato de termos pegado (a matado) Osama bin Laden", declarou na segunda-feira o principal conselheiro para a luta contra terrorismo na Casa Branca, John Brennan. "E, portanto, a divulgação de informações, incluindo fotos, é algo que ainda deve ser determinado", acrescentou.