Mundo

Ainda sob impacto da morte do líder da Al-Qaeda, Talibãs prometem vingança

Renata Tranches
postado em 04/05/2011 08:00
Militantes paquistaneses do grupo Jamaat-ud-Dawa fazem homenagem a Osama bin Laden em Karachi:
Promessas de vingança pela morte do líder da Al-Qaeda, Osama bin Laden, deixaram ontem o Ocidente ainda mais temeroso quanto a possíveis retaliações contra a operação com a qual comandos de elite dos Estados Unidos eliminaram o terrorista saudita, escondido em uma fortaleza no Paquistão. Após o desfecho do ataque, na madrugada da última segunda-feira, líderes de vários países manifestaram preocupação e reforçaram as medidas de segurança, na tentativa de se antecipar a possíveis atos de revanche. Mas a declaração ontem de um grupo radical paquistanês de que responderá ao ataque tornou mais concreta a ameaça.

A ameaça foi feita pelo grupo radical Tehrik-e Taliban Pakistan (Movimento do Talibã do Paquistão), que garantiu já ter pessoas a seu serviço nos Estados Unidos. O porta-voz da organização, Ahsan Ullah Ahsan, afirmou, em entrevista à TV norte-americana CNN, que os talibãs paquistaneses têm ;orgulho do martírio; de Osama. ;Definitivamente, vamos nos vingar da América;, garantiu. O aglomerado reúne várias facções extremistas paquistanesas próximas à ideologia do Talibã e da Al-Qaeda. Ao ser questionado sobre como seria o revide, Ahsan declarou que integrantes estariam cuidando dela em território norte-americano. ;Já temos nosso pessoal na América. E estamos enviando mais.;

Como na segunda-feira, as ameaças continuavam ontem também em fóruns de extremistas islâmicos na internet. ;Deixemos que seus inimigos sejam miseráveis. Por Deus, vingaremos o assassinato do xeque do islã. Para os que acreditam que a jihad terminou ou se enfraqueceu, digo: vamos esperar um pouco;, ameaçou Asad Al-Jihad, que se apresenta como ideólogo da rede Al-Qaeda, no fórum Shumukh Al-Islam. ;Continuaremos com a guerra islâmica. Esperem pelo pior. Temos gente no Paquistão, no Afeganistão e na Europa;, alertou em outro fórum o comentarista que se identifica como Hussein bin Mahmud.

Planos de ataque
A Casa Branca anunciou que agentes norte-americanos vasculharam o esconderijo de Bin Laden e encontraram materiais que podem revelar evidências sobre possíveis ataques planejados pela Al-Qaeda. ;O que mais nos interessa nessa busca é que podemos conseguir alguma pista sobre planos terroristas e, a partir de então, tomar as medidas para impedi-los;, disse o conselheiro de contraterrorismo da Casa Branca, John Brennan. Ele se referia aos documentos e aos computadores ; agora nas mãos dos EUA ; apreendidos após a operação que acabou com a vida de Bin Laden. O conselheiro não revelou, porém, se alguma informação importante já tinha sido identificada. Na segunda-feira, o diretor da Agência Central de Inteligência (CIA), Leon Panetta, disse que extremistas ;quase certamente vão tentar vingar; a morte do saudita. ;Devemos e vamos nos manter vigilantes e resolutos;, declarou a jornalistas.

No Reino Unido, alvo de atentados terroristas da Al-Qaeda em 2005, nos quais 52 pessoas foram mortas, cinco homens foram presos perto de uma usina de reprocessamento nuclear, nos marcos das leis de contraterrorismo em vigor ; o texto permite a detenção de suspeitos, sem ordem judicial, por até 48 horas. A captura dos cinco ocorreu depois de o primeiro-ministro David Cameron ter pedido que o país permaneça atento a potenciais atentados. Segundo a agência de notícias Reuters, a polícia afirmou que não tinha determinado nenhum vínculo entre as prisões e a morte do líder da Al-Qaeda.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação