Agência France-Presse
postado em 05/05/2011 08:03
Washington - Relatório apresentado durante um painel do Congresso americano nesta quarta-feira afirma que as forças especiais do Irã, Al-Qods, oferecem apoio à rede terrorista Al-Qaeda, dando uma nova dimensão à ameaça militar aos Estados Unidos.Em seu relatório ao Congresso, assessores para assuntos estratégicos afirmaram haver ligações incrivelmente fortes entre a Guarda Revolucionária Islâmica e a Al-Qaeda.
"O Irã tem forjado silenciosamente uma forte relação com o núcleo de líderes da Al-Qaeda", destaca o autor do relatório, Michael S. Smith II. "Essa relação foi estabelecida para combater a influência americana no Oriente Médio e Sul da Ásia".
Ainda segundo o relatório, o Irã provavelmente vai ajudar a Al-Qaeda a mobilizar terroristas para realizar ataques contra os EUA e seus aliados, fornecendo o apoio necessário para ampliar o alcance operacional do grupo terrorista.
O documento estima ainda que a morte de Bin Laden numa cidade do Paquistão suscitou dúvidas a respeito da vontade ou capacidade do país em rastrear suspeitos da Al-Qaeda.