postado em 05/05/2011 09:56
O ministro israelense da Defesa, Ehud Barak, considera que o Irã não utilizará armamento atômico contra Israel nem contra outro país vizinho, a não ser que o governo iraniano se sinta ameaçado, em uma entrevista publicada pelo jornal Haaretz."Nem contra nós, nem contra um vizinho", respondeu Barak ao ser questionado sobre a possibilidade do Irã utilizar a bomba atômica contra Israel, caso o país consiga produzir armamento nuclear. Mas Barak considera difícil prever as reações do Irã caso o governo deste país se sinta ameçado.
"Não acredito que alguém possa dizer de maneira responsável que estes aiatolás, caso tenham a arma atômica, sejam pessoas nas quais se possa confiar, como um Politburo ou o Pentágono", afirmou o ministro.
O governo dos Estados Unidos e outras potências ocidentais acusam o Irã de tentar produzir a bomba atômica sob a fachada de um programa nuclear civil, o que o governo iraniano nega.
Israel, considerado pelos especialistas a única potência nuclear da região, não descartou a possibilidade de recorrer a uma intervenção militar contra o Irã para impedir que Teerã obtenha a bomba atômica.