Agência France-Presse
postado em 07/05/2011 09:03
Waghington - O secretário americano de Defesa, Robert Gates, afirmou que a morte de Osama bin Laden poderá "mudar o jogo" na campanha militar liderada pelos Estados Unidos no Afeganistão.Em suas primeiras declarações públicas desde a morte do líder da rede terrorista Al-Qaeda, em uma residência no Paquistão, Gates avaliou que ainda é muito cedo para se afirmar com certeza qual será seu resultado sobre a guerra no Afeganistão.
"Mas em termos do impacto da morte de Osama bin Laden sobre a situação no Afeganistão, acredito que há uma possibilidade de mudança de jogo", disse Gates na base aérea Seymour Johnson, na Carolina do Norte.
O chefe do Pentágono acredita que a morte de Bin Laden pode agravar as tensões entre os rebeldes talibãs, do mullah Omar, e a rede Al-Qaeda.
"Bin Laden e o mullah Omar tinham uma relação pessoal muito estreita; e há gente entre os talibãs que se sente traída pela Al-Qaeda, já que os ataques contra os Estados Unidos (no 11 de Setembro) deflagraram a campanha contra o talibã no Afeganistão", destacou Gates.
"Ainda é muito cedo para se fazer julgamentos sobre o impacto no Afeganistão, mas em seis meses vamos saber os reflexos".