Agência France-Presse
postado em 07/05/2011 14:08
Sanaa (Iêmen) - Dois universitários que participavam neste sábado (7/5) de um protesto para pedir o adiamento dos exames finais foram mortos por disparos das forças de segurança iemenitas em Al Maafer, ao sul de Sanaa, indicaram à AFP os organizadores da passeata.As forças de segurança tentaram dispersar os manifestantes, que lançavam pedras, com cassetetes. Depois, abriram fogo contra a multidão, "matando dois alunos e ferindo outras 15 pessoas, das quais nove alunos", explicaram os organizadores à AFP, sem precisar a idade das vítimas.
Aos centenas de estudantes que protestavam nas ruas de Al Maafer, povoado da província de Taez, uniram-se milhares de pessoas para se manifestar contra o regime do presidente Ali Abdallah Saleh.
O Centro de Informações e Formação sobre Direitos Humanos confirmou o balanço de vítimas e denunciou em um comunicado "a repressão das forças de segurança a uma passeata pacífica de estudantes".
Os alunos pedem um adiamento das provas de fim de ano, alegando que o calendário das aulas foi prejudicado pelas greves que acompanharam o movimento de rebelião popular no Iêmen, que desde janeiro exige a saída de Saleh.