Mundo

Referendo no Equador: OEA descarta fraude na apuração

postado em 09/05/2011 21:30
Quito - O grupo da Organização dos Estados Americanos (OEA) que supervisionou o referendo de sábado no Equador descartou nesta segunda-feira (9/5) a possibilidade de fraude, mas criticou os problemas na apuração, que apresentou uma ligeira vantagem do governo de Rafael Correa.

"Estamos atentos ao que aconteceu nas seções eleitorais e não tivemos nenhuma evidência de fraude", disse o chefe da supervisão, Enrique Correa, ao apresentar um balanço do seu trabalho.

Nesta segunda-feira, o presidente Rafael Correa, que convocou o referendo, denunciou que a contagem dos votos estava sendo "manipulada". A oposição, que apoiava o "Não" no referendo, pediu uma recontagem dos votos nos colégios eleitorais em que, segundo o Conselho Nacional Eleitoral (CNE), houve "inconsistências numéricas" e que por isso não poderiam ter sido incorporados à contagem nacional, informou à AFP o congressista Cesar Montúfar.

O enviado da OEA, Enrique Correa, criticou esses problemas, que atribuiu à "falta de capacitação" dos que trabalharam nas eleições.

O delegado também afirmou que os resultados conhecidos até esta segunda-feira confirmam a projeção da contagem anunciada no sábado pelo CNE, que deu a vitória ao governo.

"Os resultados caminham para um panorama similar ao da contagem anterior, na qual o governo venceu", afirmou o vereador, que apresentará seu relatório para o Conselho Permanente da OEA em Washington.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação