postado em 10/05/2011 11:09
CARTUM - Um grupo rebelde do Sudão do Sul atacou uma aldeia no estado de Warrap no domingo, deixando 82 mortos, incluindo mulheres e crianças, anunciou nesta terça-feira um porta-voz do exército do sul.Tudo começou no sábado, quando a milícia liderada por Philip Bepan atacou o Exército Popular de Libertação do Sudão (SPLA) no estado vizinho Unity, disse à AFP o porta-voz do SPLA, Philip Aguer.
"Eles foram perseguidos e fugiram para o estado de Warrap, onde atacaram pastos de gado no dia 8 de maio, em uma localidade chamada Balhom Weth. Eles mataram 34 civis e feriram 45, incluindo mulheres e crianças", relatou Aguer.
"No mesmo dia, quando retornavam com o gado roubado, foram surpreendidos por um ataque dos criadores. Quarenta e oito milicianos foram mortos, e 48 rifles AK-47 que pertenciam a eles foram levados", acrescentou.
O Sudão do Sul, que deve tornar-se oficialmente independente em julho, sofre com os confrontos entre o SPLA e vários grupos rebeldes, desde o referendo pacífico de janeiro.