Agência France-Presse
postado em 10/05/2011 15:48
Jerusalém - O presidente israelense, Shimon Peres, disse considerar possível entabular negociações de paz com o movimento islâmico Hamas, que seu país classifica como terrorista, em entrevista publicada nesta terça-feira (10/5) pelo site Ynet."Mesmo quando comecei a negociar com (Yasser) Arafat, me disseram: ;não há nenhuma chance;", indicou Peres.
"Acho que o mesmo acontece com o Hamas. O nome não importa, o que importa é o conteúdo. Tudo pode acontecer, já que o Hamas também tem problemas e não é tão forte", estimou.
O acordo assinado no dia 3 de maio entre Hamas e a Fatah do presidente da Autoridade Palestina, Mahmud Abbas, intensamente criticado pelo primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, implica em uma nova aceitação implícita por parte do movimento islâmico da existência do Estado de Israel.
Pouco depois de anunciar o inesperado acordo de reconciliação entre Fatah e Hamas, Netanyahu estimou que "a paz com Israel e a paz com o Hamas" eram incompatíveis, já que o grupo tem como objetivo "destruir o Estado de Israel e diz isto abertamente".
Falando sobre o acordo palestino, Peres declarou: "se eles querem se unir, deixemos que se unam".