Mundo

UE exige explicações da Dinamarca sobre mudanças no controle alfandegário

Agência France-Presse
postado em 11/05/2011 18:08
Bruxelas - A Comissão da União Europeia solicitou explicações sobre a decisão da Dinamarca de retomar o controle nas fronteiras com Alemanha e Suécia nesta quarta-feira (11/5).

A UE advertiu que tal decisão desafia a liberdade de circulação no continente.

"Pedimos um esclarecimento, explicações das autoridades dinamarquesas sobre a decisão", disse a porta-voz da comissão Pia Ahrenkilde Hansen à AFP.

Hansen afirmou que o braço executivo do bloco "não vai aceitar nenhuma ação contra o princípio de livre circulação de pessoas e bens dentro da União Europeia".

A Dinamarca prometeu seguir as regras do Passaporte-livre europeu, o Acordo de Schengen, que prevê a livre circulação de pessoas entre os países da União utilizando apenas um documento de identidade, sem a necessidade de passaporte.

O novo controle de fronteiras vai entrar em vigor dentro de duas ou três semanas, afirmou o ministro das Finanças, Claus Hjort Frederiksen, após um acordo entre o governo e a extrema-direita.

A decisão dinamarquesa foi tomada na véspera do encontro especial dos ministros da UE em Bruxelas que vai debater a possibilidade de restabelecer o controle das fronteiras temporariamente dentro do grupo devido aos temores de uma onda de imigrantes do norte da África.

A Comissão Europeia propôs na semana passada a introdução de um mecanismo que permitiria temporariamente a reinstalação de postos de controle durante os períodos de pico de imigração, ou no caso de algum país não conseguir controlar a fronteira com os países de fora da União Europeia.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação