Mundo

Guarda nazista condenado será libertado

postado em 12/05/2011 11:15
John Demjanjuk, ex-guarda nazista do campo de extermínio nazista de Sobibor, de 91 anos, condenado a cinco anos de prisão por sua participação no assassinato de 27.900 judeus, será libertado nesta quinta-feira, anunciou a justiça alemã.

[SAIBAMAIS]O presidente do tribunal de Munique explicou que tomou a decisão ao levar em consideração a idade de Demjanjuk, o fato de não ser mais perigoso e de não poder deixar o país por ser apátrida e carecer de documento de identidade. Além disso, o veredicto definitivo pode demorar vários meses, já que o acusado pode apelar da decisão.

O tribunal alemão condenou mais cedo Demjanjuk, após um julgamento de 18 meses, concluiu que Demjanjuk, apátrida de origem ucraniana e que teve a nacionalidade americana cassada, foi guarda do campo de Sobibor, situado atualmente na Polônia, durante seis meses de 1943.

No total, 27.900 judeus, principalmente holandeses, foram exterminados durante o período no campo. "Como guarda, participou nos assassinatos de quase 28.000 pessoas", declarou o presidente do tribunal, o juiz Ralphe Alt.

Em maio de 2009, Demjanjuk foi expulso dos Estados Unidos, onde morava desde 1952. Ele já havia sido condenado à morte em Israel em 1988, acusado de ter trabalhado em Treblinka, outro campo de extermínio, mas depois foi absolvido por dúvidas sobre sua identidade.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação