Mundo

Falsos ex-combatentes da tropa de elite Seals são presos nos Estados Unidos

Agência France-Presse
postado em 12/05/2011 16:58
Washington - Com medalhas suspensas sobre o peito, uniformes brilhantes e suvenires de combate, falsos ex-militares têm pipocado pelas ruas dos Estados Unidos de tal maneira que poderiam formar um verdadeiro exército, dizem fontes ligadas ao FBI encarregadas de deter esses falsários.

Após a operação que culminou na morte de Bin Laden, os Seals (tropa de elite tida como autora da operação) estão entre os preferidos para serem plagiados, com impostores tentando obter acessos gratuitos a eventos ou mesmo tentando ludibriar donzelas inocentes.

É o caso de Jim Moats, o último impostor a ser desmascarado e preso pelo FBI. Há cinco anos, este pastor da Pensilvânia afirmava na sua congregação que tinha sido membro do comando ultra-secreto da Marinha americana.

O jornal local "The Patriot-News" desmascarou o impostor na segunda-feira e contou que ele chegou até mesmo a dar uma entrevista como suposto herói de guerra do Vietnã como combatente desta unidade de elite.

Os Seals, um acrônimo de Sea, Air and Land (Mar, Ar e Terra), é uma força especial tão secreta que a maioria dos militares desconhece suas operações. São integrados por cerca de 2.300 efetivos, selecionados através de um dos mais rigorosos testes, explicam fontes americanas.

O pastor Jim Moats levava até uma insignia no peito e afirmava que havia suportado com valentia torturas de afogamento durante o treinamento.

"Acredito que existam milhares de falsos Seals para cada membro real do grupo", afirma Don Shipley, um ex-Seal aposentado que se converteu em guardião da reputação desta tropa de elite através de sua página na web.

O FBI não possui dados sobre como confirmar o número de impostores, mas pune essas infrações de acordo com a lei federal "Stolen Valor Act", ou "Lei do Valor Roubado". Esse tipo de delito é penalizado com até um ano de prisão.

"É um crime muito comum, vemos muito acontecer. São indivíduos que se autoproclamam ex-soldados com condecorações que jamais merceram. É uma violação da Lei Federal", indicou o porta-voz da oficina do FBI em Washington, Lindsay Godwin.

Vários casos recentes de usurpação levaram estes impostores à prisão ou a fazer trabalhos comunitários, conta ele.

Em geral, a prisão acontece quando eles se aproveitam do seu suposto status buscando descontos em restaurantes ou para assistir partidas de futebol.

Shipley assegura que desde que o governo de Barack Obama anunciou os "Team 6", membros dos Seals, como os verdadeiros responsáveis pela morte do líder da Al-Qaeda, sua equipe recebe de 40 a 50 queixas de pessoas denunciando falsos integrantes. Antes da operação contra Bin Laden em sua casa no Paquistão, iniciada no dia 1; de maio, Shipley recebia duas vezes menos testemunhos. "Desde este dia, todo mundo é dos Seal", reclama.

No site "www.usnavyseals.com", um fórum onde são trocados comentários sobre este comando militar, uma jovem mulher conta que um homem tem cortejado sua mãe dizendo que "é um ex-comandante do ;Team 6;, mas que acha ele muito gordo para isso".

"Ele se queixa do joelho e sempre conta sobre todas as suas missões", disse a garota. O FBI acredita que o Memorial Day, no dia 30 de maio, data em que são homenageados os ex-soldados americanos mortos em combate, será uma grande oportunidade para identificar e deter alguns desses falsários. "Eles sempre aparecem nessas datas", disse o porta-voz do FBI.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação