Agência France-Presse
postado em 14/05/2011 19:13
Lima - Informações vazadas pelo site Wikileaks divulgadas neste sábado indicam que o candidato de esquerda Ollanta Humala recebeu dinheiro do governo venezuelano de Hugo Chávez para realizar uma pesquisa visando às eleições presidenciais do Peru em 2006.Os dados, publicados pelo jornal El Commercio, revelam que o analista em assuntos de narcotráfico Jaime Antezana disse a diplomatas americanos que Humala lhe mostrou uma pesquisa "financiada pelo governo da Venezuela" para sua candidatura presidencial de 2006.
Naquele ano, Humala e Alan Garcia disputaram o segundo turno das eleições presidenciais, sendo que Garcia sagrou-se vencedor.
A informação cita o ex-assessor parlamentar Julio Schiappa, que confirma que a Venezuela pagou por uma pesquisa no Peru para avaliar as possibilidades eleitorais de Humala.
Antezana desmentiu a informação. "Conversei com funcionários da embaixada (dos Estados Unidos) sobre Humala em um evento, mas eu nunca disse que existia uma pesquisa eleitoral financiada pela Venezuela", defendeu-se.