Agência France-Presse
postado em 16/05/2011 12:49
Roma - A candidata de direita à prefeitura de Milão, norte da Itália, apoiada por Silvio Berlusconi, deve disputar pela primeira vez em 15 anos o segundo turno da eleição municipal, segundo as primeiras estimativas divulgadas nesta segunda-feira (16/5).As eleições locais de domingo e segunda-feira são um teste para o primeiro-ministro, após um ano de escândalos sexuais e processos judiciais que têm afetado negativamente a popularidade do político multimilionário.
Berlusconi participou ativamente na campanha e para ele as eleições municipais avaliam o nível de aceitação do governo de direita que lidera há três anos.
A realização do segundo turno em Milão é uma vitória para a oposição de esquerda.
Segundo o Instituto Piepoli, com base em dados de um canal de televisão local, a atual prefeita e candidata de Berlusconi, Letizia Moratti, teria 44,1% dos votos, contra 44,4% do candidato de esquerda, o advogado Giuliano Pisapia.
Milão, a capital financeira do norte da península, é o principal reduto eleitoral de Berlusconi.
O segundo turno está programado para os dias 29 e 30 de maio.
Quase 13 milhões de eleitores, de um total de 60 milhões de habitantes, foram convidados a votar em 1310 municípios, dos quais 11 cidades com mais de 100.000 moradores, entre elas Milão, Nápoles, Turim e Bolonha.