Agência France-Presse
postado em 16/05/2011 13:03
Islamabad - O senador americano John Kerry afirmou nesta segunda-feira (16/5) em Islamabad que Paquistão e Estados Unidos são "sócios estratégicos com um inimigo comum e informou que a secretária de Estado, Hillary Clinton, anunciará em breve uma visita ao país asiático.Um comunicado conjunto informa que os dois países trabalharão em "objetivos de primeira importância na guerra contra o terrorismo", após a crise provocada pelo ataque americano que matou Osama Bin Laden.
O texto é assinado por Kerry e pelo primeiro-ministro Yusuf Raza Gilani.
"Concordamos que todas as áreas do compromisso do Paquistão e Estados Unidos (contra o terrorismo) precisam ser revisadas, para criar um ambiente de entendimento perfeito sobre as vias e os meios para a continuidade da cooperação", afirma o texto.
"Nunca devemos perder de vista os fatos essenciais. Somos sócios estratégicos com um inimigo comum, que é o terrorismo e o extremismo", disse o presidente da influente Comissão de Assuntos Exteriores do Senado, a primeira autoridade americana a viajar ao Paquistão desde que um comando americano matou Osama Bin laden em 2 de maio.
Kerry antecipou que Hillary Clinton anunciará em breve uma visita ao Paquistão.
O senador faz a visita para tentar reativar as relações com Islamabad após a morte de Bin Laden.
O ataque "clandestino", segundo o governo paquistanês, comoveu a opinião pública paquistanesa, fortemente antiamericana, não tanto pela morte de Bin Laden, que gerou poucas manifestações, e sim pelo que foi considerado uma "violação da soberania paquistanesa".