Mundo

EUA exigem que Assad lidere transição democrática ou deixe o poder

Agência France-Presse
postado em 18/05/2011 15:30
Washington - Os Estados Unidos pediram nesta quarta-feira (18/5) que o presidente sírio Bashar al-Assad "lidere uma transição democrática ou deixe o poder", pouco depois de uma fonte anônima ter anunciado à AFP que haverá sanções contra o líder pelo seu papel na repressão sangrenta contra manifestantes do país.

"Assad deve escolher entre iniciar uma transição política ou deixar o poder", indica o governo americano em um comunicado do Departamento de Estado.

Pouco antes do comunicado, um funcionário que não quis se identificar afirmou que os Estados Unidos vão sancionar diretamente Bashar al-Assad por seu envolvimento na violenta repressão contra os manifestantes do país.

Esta decisão representa "um esforço para aumentar a pressão sobre o governo sírio para que detenha a violência contra a população e inicie a transição do governo para um sistema democrático", afirmou a fonte à AFP.

Desde o dia 15 de março a repressão na Síria provocou pelo menos 850 mortes, segundo algumas ONGs e a ONU, mais de 8 mil foram presos, e milhares de sírios fugiram do país.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação