Mundo

Mediador do Golfo deixa Sanaa sem plano de solução de crise no Iémen

Agência France-Presse
postado em 18/05/2011 15:45
Sanaa - O mediador do Golfo, Abdelatif Zayani, deixou Sanaa na noite desta quarta-feira (18/5) sem conseguir a assinatura do plano de solução de crise, proposto aos dois protagonistas da crise, informaram fontes coincidentes.

Segundo a agência oficial Saba, Zayani, que chegou no sábado com a esperança de relançar o plano para uma transição do poder do Iêmen, voltou na noite desta quarta-feira.

Ele não conseguiu obter de seus interlocutores a assinatura do plano, que tinha sido anunciado como iminente durante a tarde, de acordo com fontes próximas aos negociadores.

O plano do Golfo prevê a formação, pela oposição, de um governo de reconciliação e a renúncia, um mês depois, do presidente Ali Abdala Saleh em troca da imunidade para o chefe de Estado e seus assessores, seguida de uma eleição presidencial em 60 dias.

Segundo um balanço feito pela AFP a partir de fontes médicas e de segurança, 180 pessoas morreram desde o fim de janeiro na repressão das manifestações que pedem a saída de Saleh, no poder há 33 anos.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação