Mundo

Abbas se reúne com autoridades americanas antes de discurso de Obama

Agência France-Presse
postado em 18/05/2011 15:55
Ramallah - O presidente palestino Mahmud Abbas se reuniu nesta quarta-feira (18/5) em Ramallah (Cisjordânia) com dois altos funcionários do Departamento de Estado americano às vésperas de um discurso do presidente Barack Obama sobre o Oriente Médio.

Abbas informou ao secretário de Estado adjunto, James Steinberg, e ao responsável do Departamento de Estado para o Oriente Médio, Jeffrey Feltman, a respeito dos termos do recente acordo de reconciliação concluído por seu partido Fatah com o movimento islamita rival Hamas, indicou seu gabinete em um comunicado.

Este acordo prevê a formação de um governo de transição composto de personalidades independentes até a realização, dentro de um ano, das eleições presidencial e legislativa.

Fortemente denunciado por Israel, este acordo foi recebido com grande cautela pelos Estados Unidos e pelos europeus, devido ao fato de o Hamas se negar a reconhecer a existência do Estado hebreu.

Ainda segundo o comunicado, divulgado pela agência de notícias palestina Waga, Abbas reiterou a seus interlocutores americanos que "não pode reiniciar as negociações de paz com Israel se este não interromper suas atividades de colonização na Cisjordânia ocupada".

Reiniciadas no começo de setembro de 2010, as negociações entre as duas partes foram suspensas pouco depois, quando Israel se negou a prolongar a moratória parcial de construção de dez meses nas colônias.

Frente a este bloqueio, os palestinos têm a intenção de pedir à ONU em setembro o reconhecimento de seu Estado nas fronteiras de antes da guerra dos Seis Dias, em junho de 1967.

Nesta quinta-feira, Obama deve pronunciar um discurso sobre sua política no Oriente Médio onde uma onda de agitação toma conta dos países árabes.

No dia seguinte, o presidente americano se reunirá com o primeiro-ministro israelense Benjamin Netanyahu.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação