Mundo

EUA afirmam que não há provas de que o Paquistão soubesse de Bin Laden

Agência France-Presse
postado em 18/05/2011 17:13
Washington - Não existe prova alguma de que os membros do governo do Paquistão soubessem da presença do ex-líder da Al-Qaeda, Osama Bin Laden, em Abbottabad, afirmou nesta quarta-feira (18/5) o secretário de defesa americano, Robert Gates.

Segundo Gates, "as autoridades americanas têm investigado para tentar descobrir se alguém sabia sobre a presença de Bin Laden, à medida que analisam os documentos encontrados na residência do ex-líder da Al-Qaeda", disse ele em uma conferência de imprensa.

Desde o dia 2 de maio, quando uma operação americana localizou e matou Bin Laden em Abbottabad, cidade localizada ao norte do Paquistão, teve início um forte debate nos Estados Unidos sobre qual deve ser a postura do país frente ao Paquistão, aliado oficial dos EUA na luta contra o terrorismo.

Alguns membros do Congresso Americano têm inclusive pedido o cancelamento da ajuda de Washington ao Paquistão, que recebeu 2,7 bilhões de dólares apenas em 2010.

Contudo, segundo Gates, os Estados Unidos devem continuar com a ajuda ao país, pois, além da falta de provas, os EUA possuem "interesses importantes" no Paquistão, que é um país dotado de armamento nuclear e por onde transita uma parte importante da logística para a guerra no Afeganistão".

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação