Mundo

Legisladora americana exige a Insulza volta imediata de Honduras à OEA

Agência France-Presse
postado em 18/05/2011 17:23
Washington - Honduras deve retornar imediatamente à Organização de Estados Americanos (OEA), pediu a chefe da Comissão de Relações Exteriores da Câmara de Representantes americana, Ileana Ros-Lehtinen, em uma carta enviada ao secretário-geral do organismo, José Miguel Insulza, difundida esta quarta-feira (18/5).

"Escrevo para urgir, dentro das regras em vigor, a readmissão imediata do governo de Honduras à Organização de Estados Americanos", pediu na carta Ros-Lehtinen, cujo comitê supervisiona, entre outros temas, as contribuições dos Estados Unidos a organizações internacionais como a OEA.

"Honduras tem estado afastada injustamente da OEA por tempo demais, como refém do destino de (o ex-presidente deposto em golpe de Estado,) Manuel Zelaya", acrescentou Ros-Lehtinen.

Zelaya foi deposto em um golpe de Estado, em junho de 2009, e isto motivou a suspensão imediata de Honduras da OEA e a aplicação de sanções por parte de vários países.

Desde então, o governo hondurenho do presidente Porfirio Lobo tem dado passos para restabelecer a normalidade democrática no país, elogiados por Washington, mas que estão pendentes do retorno de Zelaya.

A Suprema Corte hondurenha desconsiderou recentemente dois processos contra Zelaya, o que pode permitir o retorno do ex-presidente ao país, lembrou Ros-Lehtinen, legisladora de origem cubana.

Se isto acontecer antes da próxima assembleia-geral da OEA, em junho, Honduras poderia ser readmitida na organização, reconheceram autoridades da entidade e governos da região.

Ros-Lehtinen também pediu ao vice-conselheiro de Segurança Nacional, Denis McDonough, que os Estados Unidos suspendam as sanções diplomáticas contra ex-altos cargos do governo anterior do presidente Roberto Micheletti, líder do golpe de Estado contra Zelaya.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação