Agência France-Presse
postado em 21/05/2011 16:56
A oposição iemenita assinou neste sábado à noite em Sanaa, diante de um emissário das monarquias árabes do Golfo, um acordo de transição que prevê a saída do presidente Ali Abdullah Saleh, indicou à AFP um líder da oposição.O chefe de Estado deve assinar neste domingo o acordo apresentado pelas monarquias do Conselho de Cooperação do Golfo (CCG).
O acordo foi assinado pelos dirigentes do Fórum Comum, coalizão de partidos da oposição parlamentar, na casa de seu chefe de negociadores, Mohamed Basandaua, e com a presença do secretário-geral do CCG, Abdelatif Zayani.
O acordo, elaborado com a ajuda dos Estados Unidos e da União Europeia, prevê a formação pela oposição de um governo de reconciliação e a renúncia, um mês depois, de Saleh, em troca de imunidade para o presidente e pessoas próximas. Também contempla a realização de eleições dentro de 60 dias.
A assinatura deste documento foi anunciada em diversas oportunidades e depois adiada. Em janeiro foi instalado no Iêmen um movimento de protesto contra o regime de Saleh, acusado de nepotismo e corrupção após duas década no poder. A revolta deixou 180 mortos, segundo um balanço da AFP.