Agência France-Presse
postado em 21/05/2011 23:42
Centenas de manifestantes se concentraram neste sábado pelo quarto dia consecutivo diante da embaixada da Espanha em Londres para exigir mudanças políticas e sociais ao governo, na véspera das eleições municipais nesse país.Com uma grande faixa com a inscrição "Rue Democracy" (Democracia da Rua), os manifestantes, em sua maioria jovens espanhóis, estavam dispostos a passar a noite no local em apoio ao chamado movimento do 15-M que levou milhares de pessoas às ruas espanholas desde domingo passado.
"Não quero emigrar, quero trabalhar" ou "Antes diplomadas, agora babysitters", eram alguns dos lemas mais bradados pelas cerca de 600 pessoas que, segundo os organizadores, protestavam com panelas e tambores no elegante bairro de Chelsea para manifestar sua revolta com o desemprego entre os jovens que chega a 40%.
"O importante é que depois de 35 anos de democracia dominados por duas forças políticas, os cidadãos espanhóis saíram às ruas e se opuseram aos partidos tradicionais. E isso é algo que os partidos ou assumem ou podem sofrer algo muito maior", considerou Hugo de Armas, de 37 anos, que vive a mais de três anos em Londres trabalhando em um cinema e dando aulas de espanhol.
Entre os manifestantes havia também alguns estrangeiros solidários aos protestos espanhóis.
"Espero que seja um movimento que se estenda. Já começou na Itália, agora chega à França e espero que, em algumas semanas, eu participe de manifestações em frente à embaixada da França", disse Lauren Meulemans, uma francesa de 25 anos.
Os manifestantes de Londres estão dispostos a manter o movimento "não partidário, não apolítico" até as eleições gerais de 2012 se nada mudar depois das eleições de domingo.