Agência France-Presse
postado em 22/05/2011 10:12
Bagdá - Ao menos 16 pessoas morreram e 72 ficaram feridas neste domingo (22/5) em uma série de atentados perpetrados em Bagdá e nos arredores da capital iraquiana, segundo informações divulgadas pelos serviços de segurança.Em algumas horas, 12 bombas caseiras e três carros-bomba explodiram e ocorreu um atentado suicida. Estes atos de violência estavam dirigidos contra as forças de segurança, alvos habituais dos insurgentes quando faltam sete meses para a retirada definitiva das forças americanas.
O ataque mais violento foi um duplo atentado perpetrado por volta das 09H00 local (03H00 de Brasília) em Taji, 25 km ao norte de Bagdá, onde ocorreu a explosão de um carro-bomba seguida por um atentado suicida no momento em que as forças de segurança e os serviços de socorro chegavam ao local.
O duplo atentado deixou 10 mortos, entre eles seis policiais, e 15 feridos, declararam autoridades dos ministérios do Interior e da Defesa, que pediram o anonimato.
[SAIBAMAIS]Um comandante e um tenente figuram entre os mortos, segundo o funcionário do Interior.
Outros atentados com bomba e carros-bomba, que deixaram seis mortos e 55 feridos, foram registrados em vários bairros de Bagdá.
A violência no Iraque não é comparável ao nível que alcançou em 2006 e 2007, mas continua sendo diária. No total, 211 iraquianos perderam a vida em atentados no mês de abril.
Esta violência põe em xeque a capacidade das forças iraquianas de assumir a segurança, uma vez que as forças americanas se preparam para sair do país no fim do ano, em aplicação de um acordo bilateral.
Na quinta-feira, três atentados contra a polícia deixaram 29 mortos e 90 ferios em Kirkuk, nos mais mortíferos há dois meses.