Agência France-Presse
postado em 22/05/2011 19:02
Dois astronautas concluíram neste domingo a segunda de quatro saídas espaciais programadas da última missão do ônibus espacial americano Endeavour na Estação Espacial Internacional (ISS), informou a agência espacial Nasa.Os astronautas Drew Feustel e Mike Fincke concluíram a sua saída espacial de oito horas às 14h12 GMT (11h12 de Brasília) depois de encher com amoníaco os radiadores da Estação, instalar vigas de armazenagem próximo à metade da estrutura principal, e lubrificar as juntas de um painel solar e partes do Dextre, um dos braços robóticos da estação, indicou a Nasa.
O astronauta Greg Chamitoff, que participou da primeira saída espacial da missão, coordenou a partir da ISS as comunicações entre Feustel e Fincke e o controle de missão em Houston, de acordo com a Nasa.
Os astronautas Greg Johnson e Cady Coleman operaram a nave e os braços robóticos da ISS na última parte da saída espacial.
Coleman cumpriu seu último dia de trabalho completo na ISS antes de voltar à Terra na segunda-feira com outros membros da tripulação.
A saída deste domingo foi a de número 246 de astronautas americanos e a 157 para trabalhos de manutenção da ISS.
O Endeavour foi lançado na segunda-feira com cinco astronautas americanos e um italiano, e acoplou-se à ISS na quarta-feira.
O ônibus espacial permanecerá na Estação Espacial Internacional até o dia 30 de maio e aterrissará no dia 1; de junho nos Estados Unidos.
A missão de 16 dias é a última do Endeavour antes de sua aposentadoria. O programa espacial americano está pronto para terminar no fim de 2010 após o último voo do Atlantis, previsto para meados de julho.