Agência France-Presse
postado em 23/05/2011 15:20
Washington - Os Estados Unidos exortaram nesta segunda-feira (23/5) o Sudão a retirar suas tropas da cidade de Abyei, que tinha vários locais incendiados e enfrentava uma onda de saques, em um avanço das forças do Norte que as autoridades do Sudão do Sul denunciam como uma "invasão"."Acreditamos que essas forças devem ser retiradas", disse o enviado americano para o Sudão, Princeton Lyman, a jornalistas.
Lyman considerou que a "ocupação" de Abyei pelas forças de Cartum é "uma resposta muito desproporcional por parte do governo do Sudão" a um ataque contra um comboio das Nações Unidas que escoltava tropas na semana passada.
O "ataque contra o comboio da ONU é lamentável e equivocado, mas acreditamos que a resposta do governo foi desproporcional e irresponsável", ressaltou.
Milhares de civis fugiram para o sul desta região disputada entre o Norte e o Sul, depois que soldados e tanques das Forças Armadas do Sudão (SAF, exército regular de Cartum) tomaram a cidade violando os acordos de paz em vigor.
Abyei é um dos principais focos de tensão desde o final da guerra civil entre o Norte, muçulmano e árabe, e o Sul, predominantemente cristão e negro, que ocasionou a morte de dois milhões de pessoas. Está no centro de uma luta pelo acesso à água, mas também por rivalidades tribais históricas.