Agência France-Presse
postado em 26/05/2011 23:11
Washington - O Fundo Monetário Internacional (FMI) antecipou nesta quinta-feira (26/5) que apenas continuará pagando sua ajuda à Grécia se tiver garantia de que o país encontra-se em condições de devolver esse dinheiro."Quando emprestamos dinheiro não sou eu quem o faz, são todos os países do mundo que emprestam para a Grécia", declarou durante uma coletiva de imprensa em Washington a diretora de Relações Exteriores do fundo, Caroline Atkinson.
"Jamais emprestamos, e nosso conselho de administração jamais nos deixa emprestar, quando não temos a segurança [...] de que não haverá diferença" entre o que um Estado-membro pode reunir em financiamentos e suas obrigações, explicou.
"Nós, o FMI, comprometemos dinheiro quando trabalhamos com um país para tomar as medidas que permitem corrigir essa diferença, e quando vemos que outros financiamentos estão disponíveis", indicou a porta-voz.
"É assim que asseguramos a segurança do dinheiro de nossos Estados-membros", completou.
Funcionários do FMI discutem em Atenas desde 10 de maio as condições do pagamento da quinta entrega de um empréstimo de 30 bilhões de euros concedido à Grécia em maio de 2010.