Agência France-Presse
postado em 28/05/2011 11:16
JAR - Pelo menos oito pessoas morreram em um atentado a bomba neste sábado, em um mercado de uma zona tribal do noroeste do Paquistão, em mais uma ação reivindicada pelos talibãs, informaram as autoridades.Uma bomba ativada por contole remoto foi detonada no mercado de Pasht, na região de Salarzai, a 35 quilômetros de Jar, principal cidade do distrito tribal de Bajaur, na fronteira com o Afeganistão. "Pelo menos quatro pessoas morreram na hora e outras 15 ficaram feridas", disse à AFP Saad Mohamad, funcionário do governo local. "Outras quatro pessoas morreram ao chegar ao hospital", complementou Khan Saeed, coordenador dos serviços de saúde. Três vítimas internadas estão em estado crítico.
Dois membros da tribo Salarzai morreram no ataque, indicou à AFP Irshad Khan, outro membro da administração local. "Achamos que eram o alvo principal, porque eram integrantes de um comitê local pela paz, que havia formado uma força tribal contra os talibãs", acrescentou.
Os talibãs paquistaneses, que já haviam atacado antes membros desta tribo, reivindicaram o atentado.
"Provocamos a explosão contra o comitê pela paz porque eles se uniram ao governo e caluniaram os talibãs", declarou à AFP Ehsanullah Ehsan, porta-voz do Movimento dos Talibãs do Paquistão (TTP).