Mundo

Abbas está determinado a recorrer à ONU para um Estado palestino

Agência France-Presse
postado em 28/05/2011 16:22
Doha - O presidente palestino, Mahmoud Abbas, disse neste sábado (28/5) em Doha que continua determinado a solicitar à ONU, no mês de setembro, o reconhecimento do Estado palestino, devido à intransigência de Israel.

"Nossa opção continua sendo a negociação, mas parece que devido às condições colocadas pelo (primeiro-ministro israelense, Benjamin) Netanyahu (...), não nos resta outra opção a não ser recorrer à ONU para conseguir um reconhecimento de nosso Estado", declarou Abbas no Qatar, onde se encontra em uma reunião do comitê de acompanhamento da iniciativa de paz proposta pela Liga Árabe.

Esta reunião está consagrada ao exame da situação palestina depois da recente tomada de posição do presidente americano, Barack Obama, em favor de um Estado palestino baseado nas fronteiras de 1967 e da reação negativa do governo israelense, segundo informou a Liga Árabe.

O presidente da Assembleia Geral das Nações Unidas, Joseph Deiss, assegurou nesta sexta-feira que, para ser reconhecido pela ONU, o Estado palestino deverá contar com o apoio do Conselho de Segurança, o que parece complicado diante do possível veto que pode ser feito pelos Estados Unidos.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação