Agência France-Presse
postado em 28/05/2011 16:45
Berlim - O número de mortos que devem estar vinculados à bactéria Escherichia coli, supostamente detectada em pepinos espanhóis e que continua propagando-se na Alemanha, subiu para 10, após quatro novas mortes terem sido registradas neste sábado (28/5) no norte do país.No entanto, o Instituto Robert Koch (RKI), órgão federal encarregado do controle sanitário e da luta contra as doenças, e que faz a contagem oficial de doentes e vítimas, não atualizou suas cifras neste sábado, que continuam sendo de duas mortes diretamente ligadas à bactéria.
Quatro mortes foram anunciadas na sexta-feira, atribuídas pelas autoridades regionais à bactéria, mas sem confirmação do RKI. Com as quatro mortes deste sábado, o número de potenciais vítimas subiria para 10.
As vítimas contabilizadas neste sábado são quatro mulheres, três octogenárias e uma de cerca de 30 anos. Apenas uma do total de vítimas é homem.
As análises para estabelecer com certeza a causa das mortes ainda devem levar vários dias. Muitas vezes, mortes atribuídas inicialmente a transtornos digestivos e renais graves se revelaram finalmente sem vínculo direto com esta bactéria.
A Escherichia coli é transmitida ao homem pelo consumo de alimentos contaminados, como carne crua, leite e verduras. Pode provocar diarreias simples ou hemorrágicas, e inclusive transtornos renais graves ou mortais.
O fato de o número de pacientes que apresentam sintomas graves não deixar de crescer leva as autoridades a pensar que o foco de infecção continua ativo, indicaram os especialistas.