Mundo

Ex-presidente hondurenho Zelaya retorna a Honduras após 16 meses de exílio

Agência France-Presse
postado em 28/05/2011 18:01
TEGUCIGALPA - O ex-presidente hondurenho Manuel Zelaya retornou neste sábado (28/5) a Honduras, onde era esperado por milhares de pessoas, quase dois anos depois de ter sido derrubado por um golpe de Estado, comprovaram jornalistas da AFP.

Zelaya chegou de Manágua em um avião venezuelano CRJ 700, que aterrissou às 14h22 locais (17h22 de Brasília) em Tegucigalpa, onde milhares de seguidores madrugaram para lhe dar as boas-vindas.

O avião demorou vários minutos para se aproximar do edifício da base aérea contígua ao aeroporto de Toncontín, enquanto Zelaya falava ao telefone dentro da aeronave.

O ex-presidente chegou com um grande capital político, com o qual pretende recuperar o poder, em um país pobre que se prepara para retornar à Organização de Estados Americanos (OEA) na próxima quarta-feira, passo-chave para que possa receber novamente empréstimos e ajuda externa.

Dezenas de milhares de seguidores de toda Honduras reuniram-se desde a madrugada para dar as boas-vindas a "Mel" na praça Isis Obed Murillo, perto do aeroporto, que leva o nome de um manifestante zelayista de 18 anos morto nesse local pelas forças de segurança uma semana depois do golpe de 28 de junho de 2009.

O presidente direitista hondurenho Porfírio Logo, com quem Zelaya assinou um acordo de reconciliação na Colômbia no domingo passado, o receberá neste sábado na Casa de Governo, junto ao secretário-geral da OEA, José Miguel Insulza, e à chanceler colombiana, María Ângela Holguín.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação