Agência France-Presse
postado em 28/05/2011 18:47
Roma - Depois de uma semana de trégua, cerca de 1.450 imigrantes, a maioria deles refugiados procedentes da Líbia, desembarcaram entre sexta-feira e sábado à noite na pequena ilha italiana de Lampedusa, informaram guarda costeira e polícia.Em torno de 609 pessoas, entre elas 41 mulheres (quatro delas grávidas) e sete crianças, foram resgatadas por barcos italianos no sul de Lampedusa de uma embarcação cujo leme tinha se danificado. Outros 138 imigrantes foram socorridos por barcos do porto e da polícia.
Na noite de sexta para sábado, chegou à ilha um barco com 347 pessoas a bordo. Anteriormente, também tinham chegado duas embarcações com 247 e 175 passageiros.
As equipes de socorro também resgataram perto da ilha de Pantelleria (próxima a Lampedusa) uma pequena embarcação com 55 pessoas a bordo procedentes da Tunísia.
Todos os imigrantes foram conduzidos ao centro de acolhida de Lampedusa, que já ultrapassa sua capacidade de 1.800 pessoas atendidas.
Por outro lado, uma dezena de imigrantes de nacionalidade desconhecida foram interceptados na ilha de Cerdeña e informaram a polícia do desaparecimento de três pessoas que tinham iniciado a viagem com eles.
Milhares de refugiados que fogem da guerra na Líbia, a maioria deles imigrantes originários da África e da Ásia, desembarcaram em Lampedusa nas últimas semanas.
Frente a esse fluxo de refugiados, as autoridades italianos colocaram em andamento um sistema de distribuição dos imigrantes a centros de acolhida de todo o país.