Agência France-Presse
postado em 29/05/2011 15:10
Nicósia - Três civis morreram neste domingo, atingidos por disparos das forças de segurança na cidade síria de Talbiseh, perto de Homs (centro), sitiada desde a madrugada pelo exército, indicou um ativista dos direitos humanos, que pediu o anonimato.Esta mesma fonte havia informado mais cedo sobre a morte de dois civis na cidade de Rastan, um pouco mais ao norte.
"Cinco civis morreram vítimas de disparos das forças de segurança" nestas duas localidades, próximas a Homs e sitiadas pelo exército, afirmou o ativista.
"Mais de 100 feridos já foram levados para os hospitais (...) de Homs", terceira maior cidade da Síria, a 160 km de Damasco.
Horas antes, integrantes de organizações de defesa dos direitos humanos haviam denunciado várias pessoas feridas em Rastan e Talbiseh.
"Dezenas de tanques cercaram as cidades de Rastan e Talbiseh ao amanhecer, assim como a localidade de Teir Maaleh", que fica entre Homs e Hama, explicou a fonte.
"Os tanques ocupam a estrada que liga as cidades de Homs e Hama".
O chefe do Observatório Sírio dos Direitos Humanos, Rami Abdel-Rahman, falou de Londres à AFP que "os registros começaram" em Talbiseh, que na noite de sexta-feira foi palco de uma importante manifestação contra o regime do presidente Bashar Al Assad.