Mundo

Tornado no Missouri é "tragédia nacional", diz Obama

Agência France-Presse
postado em 29/05/2011 21:53
Joplin - O presidente americano, Barack Obama, qualificou neste domingo em Joplin de "tragédia nacional" o tornado que devastou essa pequena cidade do Missouri (centro), deixando um saldo de ao menos 142 mortos, e prometeu resposta.

"É uma tragédia nacional e haverá uma resposta nacional", disse Obama, em visita a Joplin, onde participou de um evento na Universidade de Southern State em memória dos mortos pelo tornado.

"Não vamos a lugar nenhum", disse Obama ao fazer homenagem aos mortos deixados por um dos tornados mais mortíferos da história americana.

"Estaremos com vocês a cada passo do caminho", completou, levantando sua voz em meio a aplausos. "As câmeras podem ir embora, o refletor mudar de direção. Mas estaremos com vocês em cada passo do caminho até que Joplin se reconstrua e esta comunidade volte a ficar de pé."

Obama também cumprimentou os voluntários: "alguns de vocês utilizaram seus caminhões como ambulâncias, levando os feridos. Seus restaurantes ofereceram comida aos que necessitavam. As lojas encheram caminhões com doações. Fizeram fila para doar sangue."

Antes da cerimônia, o presidente percorreu durante meia hora junto ao governador do Missouri, Jay Nixon, um bairro de Joplin devastado pelo tornado e cumprimentou os moradores em frente de suas casas, reduzidas a escombros.

Em meio ao pó levantado pelas rajadas de vento e um forte cheiro, Obama dirigiu-se diretamente aos atingidos e às equipes de resgate.

Durante a passagem do comboio de Obama, centenas de pessoas agitavam bandeiras americanas e cartazes que diziam "Deus ama Joplin".

Com ventos de até 320 km/h, o tornado afetou em torno de 8.000 edifícios de Joplin e deixou um rastro de destruição de 6,4 km de comprimento e mais de 1 km de largura, onde voluntários e cães farejadores buscam corpos e sobreviventes entre os escombros.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação