Mundo

Otan pede desculpas pela morte de nove civis no Afeganistão

postado em 30/05/2011 08:32
Cabul - A força da Otan no Afeganistão apresentou nesta segunda-feira um pedido de desculpas pela morte de nove civis em um ataque no sábado no sul do país, depois que o presidente Hamid Karzai criticou o "assassinato" de 14 pessoas.

"Em nome da coalizão, do comandante da Isaf, o general (David) Petraeus (...), apresenta as mais sinceras desculpas pelos nove civis mortos durante o incidente do distrito de Nowzad, na província de Helmand, ocorrido em 28 de maio", afirma o general John Toolan, comandante da região sudoeste, em um comunicado.

Segundo as autoridades provinciais, 14 civis, incluindo 10 crianças e duas mulheres, morreram vítimas dos foguetes disparados contra duas casas por helicópteros da Otan que apoiavam uma posição da Aliança atacada pelos insurgentes.

No domingo, em um comunicado virulento, o presidente Karzai destacou um "grave erro" e mencionou um "assassinato". Também fez uma "última advertência às tropas e autoridades americanas" ao exigir o fim das operações "unilaterais".

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação