Mundo

Ministro israelense alerta para presença de grupos terroristas no Egito

postado em 30/05/2011 12:39
Jerusalém - O primeiro-ministro israelense Benjamin Netanyahu assegurou que as autoridades egípcias têm dificuldades para controlar a Península do Sinai e "grupos terroristas" se aproveitam disso para se instalar na região, segundo um membro do Parlamento israelense que citou o governante.

"O Egito tem dificuldades para exercer a sua soberania no Sinai. Grupos terroristas internacionais se mobilizam para acentuar sua presença nos arredores da Faixa de Gaza", declarou Netanyahu, referindo-se, ao que parece, à rede islamita radical Al-Qaeda.

Netanyahu fez essas declarações durante um debate a portas fechadas da comissão parlamentar de Relações Exteriores e de Defesa, segundo o porta-voz da comissão.

Nos últimos meses, desconhecidos atacaram em duas ocasiões o gasoduto do Sinai que abastece Israel e a Jordânia, provocando a interrupção do fornecimento de gás natural a seus dois principais clientes regionais.

Israel aconselhou seus cidadãos a não viajar para o Sinai, advertindo para as ameaças de sequestro. Por outro lado, Netanyahu afirmou que o movimento islamita palestino Hamas, que controla a Faixa de Gaza, "reduziu suas atividades na Síria, depois da onda de contestação nesse país, para transferi-las ao Egito, onde ganha força", segundo a mesma fonte parlamentar.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação