Mundo

Cinco generais líbios anunciam deserção em Roma

Agência France-Presse
postado em 30/05/2011 16:27
ROMA - Oito oficiais líbios do Exército de Muamar Kadhafi, entre eles cinco generais, anunciaram a sua deserção nesta segunda-feira em Roma durante uma entrevista coletiva à imprensa. "Estes oficiais fazem parte do grupo de 120 militares que deixou Kadhafi e a Líbia nos últimos dias. Esperamos que outros se juntem ao povo líbio e abandonem esse déspota criminoso", declarou o ex-ministro das Relações Exteriores líbio, Abdel Rahman Chalgam.

Segundo a lista divulgada por Chalgam, cinco generais, dois coronéis e um major abandonaram seus postos no Exército líbio. Para o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores italiano, Maurizio Massari, os oficiais desertaram "graças ao trabalho, à determinação e à competência dos serviços secretos italianos".

Para o general líbio Salah Giuma Yahmed, as deserções dos oficiais mostram que "as forças internacionais conseguiram paralisar as tropas de Kadhafi, que contam apenas com 20% de sua capacidade militar".

Os militares passaram pela Tunísia antes de chegar à Itália, segundo fontes da rebelião líbia.

Mahmud Shammam, porta-voz do Conselho Nacional de Transição (CNT), órgão político dos rebeldes líbios, que controla a região leste da Líbia, confirmou a notícia. "Os dias de Kadhafi estão contados", disse, depois de pedir que o CNT tenha um representante na Opep. "Não sabemos quem representará a Líbia, mas queremos contar com um representante na Organização de Países Exportadores de Petróleo", comentou.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação