Mundo

Obama nomeia general Martin Dempsey como principal comandante dos EUA

Agência France-Presse
postado em 30/05/2011 16:37
Washington - O presidente Barack Obama nomeou nesta segunda-feira o general Martin Dempsey, que comandou uma divisão armada no Iraque, como chefe do Estado-Maior dos Estados Unidos, e pediu que o Senado o confirme no cargo "o mais rápido possível".

"Com quase 40 anos na carreira militar, Martin Dempsey é um dos generais mais respeitados e experientes em combate do país", disse Obama aos jornalistas em um breve anúncio na Casa Branca.

"No Iraque, liderou nossos soldados em meio a uma brutal insurgência. Depois de ter treinado as forças iraquianas, sabe que a longo prazo os países devem ser responsáveis por sua própria segurança", disse Obama.

A nomeação foi feita no ;Memorial Day;, o feriado anual que recorda os americanos mortos em combate, e ocorre em um momento crítico de reorganização do aparato de defesa e segurança dos Estados Unidos.

No mês passado, a Casa Branca anunciou nomeações para os cargos de secretário de Defesa e de comando no Afeganistão, não para este posto-chave, um dos cargos mais influentes de Washington.

"Como comandante-em-chefe, esperarei de você e do restante do Estado-Maior conjunto o que mais valorizo em meus assessores: seus conselhos honestos, sem subterfúgios, e toda a gama de opções, especialmente quando se trata de nossa mais solene obrigação, a proteção das vidas de nossos valentes homens e mulheres militares", disse Obama a Dempsey.

Americano de origem irlandesa, Dempsey, de 59 anos, sucederá ao almirante Mike Mullen.

Dempsey serviu na guerra do Iraque, no comando da Primeira Divisão Blindada, em 2003-04, e mais tarde liderou os trabalhos de capacitação para as forças iraquianas.

A designação do general do Exército de quatro estrelas é vista como um movimento incomum e sugere que os planos anteriores foram descartados, já que Dempsey chegou ao posto de chefe do Exército americano apenas em abril.

O próximo chefe do Estado-Maior Conjunto fará parte de uma nova equipe nacional de segurança que terá que enfrentar a guerra de nove anos no Afeganistão, os distúrbios no Oriente Médio e a crescente pressão sobre o orçamento de Defesa.

"Estou anunciando minha decisão hoje porque é essencial que esta transição ocorra sem problemas e que nos mantenhamos centralizados nos desafios de segurança nacional que temos diante de nós", disse Obama a jornalistas nesta segunda-feira.

Obama nomeou o diretor da CIA, Leon Panetta, para assumir o posto de secretário de Defesa, e escolheu o comandante da guerra do Afeganistão, general David Petraeus, para substituir Panetta na agência de inteligência.

Obama elogiou o atual chefe, Mullen, que dá lugar a Dempsey.

"Valorizo profundamente a estabilidade profissional de Mike e sua integridade pessoal", disse Obama.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação