Mundo

Líbia: rebeldes formam Exército de Libertação Nacional

Agência France-Presse
postado em 30/05/2011 20:43
BENGHAZI - Os rebeldes líbios que combatem o regime do coronel Muammar Kadhafi formam a partir de agora o "Exército de Libertação Nacional", informou em Benghazi o Conselho Nacional de Transição (CNT), órgão político da rebelião.

"Hoje, o Conselho Nacional de Transição (CNT) adotou a decisão N; 67, que nomeia oficialmente as forças armadas (rebeldes) de Exército de Libertação Nacional (NLA, National Liberation Army)", revela um comunicado entregue à AFP.

"O CNT espera que esta denominação, temporária, permita definir melhor o profissionalismo crescente e os esforços de disciplina militar para derrubar o regime de Kadhafi".

Desde o início da revolta contra Kadhafi, no dia 17 de fevereiro, os rebeldes, que dominam o leste da Líbia, tentam avançar para oeste e conquistar Trípoli.

As forças rebeldes são constituídas essencialmente por jovens voluntários sem experiência militar, assessorados por militares que abandonaram o Exército líbio.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação