Agência France-Presse
postado em 30/05/2011 21:05
LIMA - "A eleição da candidata da direita, Keiko Fujimori, à presidência do Peru seria o pior resultado possível, pois significaria o mesmo que atribuir o poder novamente ao seu pai, o ex-presidente Alberto Fujimori, preso por violações de Direitos Humanos e corrupção", disseram mais de 40 intelectuais do país, através de um manifesto divulgado nesta segunda-feira.Os intelectuais veem com preocupação a eleição da candidata, pois, para eles, isto será a perpetuação do governo Fujimori (1990-2000), "que liquidou com a democracia no Peru e impulsionou um regime autoritário que cometeu uma série de crimes contra a humanidade", destaca o manifesto. Entre os autores do documento, divulgado em Lima, estão Francismo Miró Quesada Rada, diretor do tradicional jornal El Comercio, e o ex-presidente do Congresso, Henry Pease.
Os peruanos elegerão no domingo seu próximo presidente entre Keiko Fujimori, congressista de 36 anos, e o esquerdista Ollanta Humala, um ex-militar de 48 anos.
Os intelectuais afirmam que nenhum dos candidatos exibe "credenciais democráticas", mas que é inevitável optar e por isso creem que a chegada de Keiko Fujimori ao poder seria o pior resultado possível. Além disso, dizem, o regime Fujimorista "fez da exclusão, do clientelismo, do abuso e da corrupção seus principais mecanismos de governo".
O presidente Fujimori foi condenado em 2009 a 25 anos de prisão por violação dos direitos humanos e por corrupção.