Mundo

Alemanha convoca embaixador iraniano por incidente com avião de Merkel

postado em 31/05/2011 07:43
O ministro alemão das Relações Exteriores, Guido Westerwelle, anunciou nesta terça-feira (31/5) que convocou o embaixador do Irã em protesto pela decisão de Teerã de proibir o sobrevoo em seu território pelo avião que transportava a chaceler Angela Merkel à Índia.

O chefe da diplomacia alemã considerou "absolutamente inaceitável" a proibição temporária de que o avião da chanceler sobrevoasse o território iraniano. "É uma falta de respeito com a Alemanha", lamentou em um comunicado.

Transtorno no ar
O avião oficial que levava a chanceler alemã foi impedido de sobrevoar o espaço aéreo iraniano na madrugada desta terça-feira. O Airbus A-340 foi obrigado a retornar e sobrevoar o espaço aéreo da Turquia, por volta de duas horas no ar, até receber a permissão para atravessar o território iraniano. As informações foram divulgadas pelo porta-voz oficial do governo da Alemanha, Steffen Seibert.

Com informações da France Presse.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação