Mundo

África do Sul pede cessar-fogo imediato na Líbia

postado em 31/05/2011 08:43
Cidade do Cabo - A ministra das Relações Exteriores da África do Sul, Maite Nkoana-Mashabane, pediu nesta terça-feira (31/5) um cessar-fogo imediato na Líbia, um dia depois do encontro entre o presidente sul-africano Jacob Zuma e o dirigente líbio Muamar Kadafi em Trípoli.

"De acordo com a decisão da União Africana (UA) sobre a Líbia, reiteramos nosso pedido de um cessar-fogo imediato e verificável para estimular as partes em guerra a iniciar um diálogo para uma transição democrática", disse Nkoana-Mashabane no Parlamento na Cidade do Cabo.

Zuma se reuniu na segunda-feira em Trípoli com Kadafi para discutir sobre o "mapa do caminho" estabelecido pela UA para sair da crise.

O plano prevê um cessar-fogo, o fim dos bombardeios da Otan e a instauração de um período de transição que resulte em eleições democráticas.

Kadhafi disse que estava "disposto" a aplicar o documento, informou Zuma ao fim da reunião. Mas os rebeldes líbios recusaram o plano porque não determina que Kadhafi deve abandonar o poder.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação