Mundo

Justiça autoriza transferência de Mladic para julgamento em Haia

Agência France-Presse
postado em 31/05/2011 11:25
Belgrado - A justiça sérvia rejeitou nesta terça-feira (31/5) uma apelação do ex-chefe militar dos sérvios na Bósnia, Ratko Mladic, o que acelerará sua transferência a Haia, onde o Tribunal Penal Internacional (TPI) para a antiga Iugoslávia deverá julgá-lo por crimes de guerra e contra a humanidade.

A ministra sérvia da Justiça, Senezana Malovic, deve assinar em poucas horas a ordem definitiva de transferência, informou nesta manhã uma fonte ligada ao ministério. No entanto, mesmo depois de autorizado, "nada será divulgado sobre a transferência por razões de segurança", explicou Bruno Vekaric, porta-voz da promotoria sérvia para os crimes de guerra.

O recurso de apelação apresentado por Milos Salijic, advogado de Mladic, chegou à Alta Corte de Belgrado na manhã desta terça-feira. Os três juízes encarregados de examinar o recurso se pronunciaram ao fim de poucas horas de reunião, apesar de disporem de um prazo de três dias para decidir. Ao mesmo tempo, milhares de pessoas lotaram as ruas de Banja Luka, capital representativa dos sérvios na Bósnia, num protesto de apoio a Mladic. "Força, general! A justiça está conosco. Os soldados estão contigo", afirmava um cartaz dos manifestantes.

Pela manhã, antes de ser conhecida a decisão da Corte, Ratko Mladic visitou o túmulo da filha Ana, sepultada em um cemitério de Belgrado. Mladic ficou contente por poder visitar o jazigo de sua filha, onde colocou rosas e acendeu uma vela", afirmou Saljic. Ana Mladic, uma estudante de medicina, cometeu suicídio em 1994 com apenas 23 anos. De acordo com a imprensa, a jovem se matou porque não suportou ver seu pai ser acusado de crimes durante a Guerra da Bósnia, entre os anos de 1992 e 1995. A visita era um dos desejos manifestados pelo ex-general desde sua prisão na última quinta-feira em Lazarevo, localidade do noroeste da Sérvia, após 16 anos foragido. Na tarde de segunda-feira, Mladic recebeu a visita de seus netos pela primeira vez desde que foi preso.

O advogado de Mladic insiste que o estado de saúde "alarmante" de seu cliente não permite que ele seja transferido para Haia. Mladic, de 69 anos, responderá em particular pelo genocídio de quase 8.000 pessoas em Srebrenica. O crime, cometido em 1995, foi o mais grave cometido na Europa desde a Segunda Guerra Mundial. O ex-general pode ser condenado à prisão perpétua.

Na segunda-feira, o TPI aunciou que estuda a possibilidade de juntar o processo de Mladic com o de seu ex-aliado e chefe político, Radovan Karadzic, que está sendo julgado em Haia.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação