Mundo

Legisladores dos EUA pedem pressão a Honduras por direitos humanos

Agência France-Presse
postado em 31/05/2011 17:55
WASHINGTON - Mais de 80 legisladores americanos pediram nesta terça-feira (31/5) à secretária de Estado americana, Hillary Clinton, que pressione Honduras a pôr um ponto final a recorrentes violações dos direitos humanos. A pressão se daria através da suspensão da assistência americana ao exército e à polícia hondurenhos.

"Solicitamos ao Departamento de Estado e à Embaixada dos Estados Unidos em Tegucigalpa que pressione vigorosamente o governo de Honduras para que tome medidas concretas destinadas a pôr fim aos abusos cometidos", dizia uma carta enviada nesta terça-feira a Hillary.

O pedido foi feito num momento em que a Organização de Estados Americanos (OEA) se apressa para readmitir Honduras, o que deve acontecer nesta quarta-feira. O país foi suspenso da organização uma semana depois do golpe de Estado de junho de 2009.

Segundo a carta, "os Estados Unidos deveriam suspender sua assistência ao exército e à polícia do país tendo em vista a falta de mecanismos para garantir que as forças de segurança sejam sancionadas efetivamente pelos abusos cometidos".

Ainda segundo o documento, "o governo de Porfírio Lobo deve ser pressionado vigorosamente para que ponha em prática as medidas recomendadas pela Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH) da OEA", que denunciou a franca deterioração do setor em Honduras desde o golpe de Estado.

"Cremos que Honduras tem feito muitos avanços nos meses passados para regressar a um caminho democrático", disse nesta quarta-feira a jornalistas um porta-voz do Departamento, Mark Toner.

Membros de uma ONG também criticaram na segunda-feira a possibilidade de Honduras ser readmitida na OEA sem que antes responsabilizem as pessoas ligadas ao golpe de junho de 2009 que ainda ocupam cargos oficiais.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação