Mundo

Passageiros de cruzeiro são feridos em explosão no porto de Gibraltar

Agência France-Presse
postado em 31/05/2011 20:42
GIBRALTAR - Uma explosão seguida de incêndio em um tanque de combustível atingiu nesta terça-feira o porto de Gibraltar, perto de um navio de cruzeiro, deixando ao menos 15 feridos, na maioria passageiros do navio, segundo as autoridades e a imprensa local.

Segundo testemunhas, o incêndio foi declarado perto do navio de cruzeiro "Independence of the Seas", um dos maiores do mundo, que tinha chegado na manhã de terça-feira a Gibraltar.

O navio fez imediatamente uma retirada de emergência e partiu depois da explosão desta terça-feira (31/5) à tarde. O governo de Gibraltar disse na noite de terça-feira que 11 pessoas ficaram levemente feridas no cruzeiro, enquanto outro passageiro teve o braço fraturado.

A explosão foi provavelmente provocada por uma faísca durante trabalhos de solda, apesar de a polícia não descartar nenhuma possibilidade, incluindo um atentado, declarou o principal ministro de Gibraltar, Peter Caruana, à Rádio Gibraltar, que também reportou outras explosões.

O fogo continuava à meia-noite. As chamas de vários metros de altura podiam ser vistas saindo do tanque e uma densa coluna de fumaça preta levantava-se no porto. Os bombeiros dirigiam seus jatos d;água contra as chamas a partir de rebocadores.

Dois soldadores de nacionalidade espanhola que trabalhavam no tanque ficaram feridos; um deles estava em estado crítico no Hospital de Sevilha (sul), informou a Rádio Gibraltar. "A explosão fez a tampa do tanque voar", declarou um porta-voz da polícia, que completou que "duas pessoas ficaram feridas, uma delas gravemente, e foram levadas para o hospital".

Gibraltar é um território britânico de 6,5 quilômetros quadrados com cerca de 30.000 habitantes, situado na ponta sul da Península Ibérica.

Esta pequena colônia foi cedida pela Espanha à Inglaterra pelo Tratado de Utrecht em 1713, depois da Guerra de Secessão espanhola, e Madri sempre manteve sua reivindicação no caso de Londres renunciar à sua soberania.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação