Mundo

Peru adia para depois da eleição exame de recurso a favor de Fujimori

Agência France-Presse
postado em 01/06/2011 15:37
LIMA - O Tribunal Constitucional (TC) do Peru adiou para depois da eleição presidencial de domingo a avaliação de um habeas corpus favorável ao ex-presidente Alberto Fujimori, condenado em 2009 a 25 anos de prisão por violação dos direitos humanos.

O adiamento foi anunciado por Carlos Mesía, presidente do TC, que acatou um pedido do advogado de Fujimori e do procurador do Estado que concordaram que seria mais conveniente postergar a análise da questão para não interferir nas eleições em que a candidata de direita, Keiko Fujimori, filha do ex-presidente, disputa a presidência contra o esquerdista Ollanta Humala, no segundo turno deste domingo.

César Nakazaki, advogado do Fujimori, explicou que "não estamos questionando o julgamento, não está em questão a condenação, a única coisa que queremos levantar é se o processo de revisão foi bem ou mal feito, e que a sentença seja novamente revista. No entanto isso não significa a liberdade (do réu Fujimori)", explicou o defensor.

Fujimori foi condenado como mandante de duas chacinas em que morreram 25 pessoas, entre elas uma criança, cometidas em 1991 e 1992 por um esquadrão clandestino do exército, durante o conflito contra guerrilheiros de extrema-esquerda.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação